Diálogos da Diversidade – Caravana Ballroom
- Tipo da Atividade: Mobilização
- Data: 06 e 07/12/2025
- Participantes: 26
- Parceiros: Coletiva Movimentú
Coletivo Ballrom Baile da SOULRA
Coletivo Ballrom MS - Município: Dourados/MS
A Caravana Ballroom – Dourados realizada nos dias 6 e 7 de dezembro de 2024, em Dourados/MS, foi conduzida pela Coletiva Movimentú, em parceria com o Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul e o coletivo SoulRa, e integrou o conjunto de ações de interiorização e territorialização do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), com foco na valorização da diversidade, no fortalecimento de coletivos periféricos e na difusão de expressões culturais dissidentes no estado de Mato Grosso do Sul.
No dia 6 de dezembro, no período da tarde (das 13h às 18h), ocorreu uma vivência artística e intercâmbio entre coletivos da cena Ballroom de Campo Grande e Dourados. O momento foi marcado por treinos, ensaios e trocas formativas entre artistas e performers, configurando-se como ação de mobilização comunitária e fortalecimento de redes de base.
A atividade teve como foco a preparação colaborativa para o Baile da SoulRa, bem como o compartilhamento de trajetórias, referências estéticas, experiências territoriais e práticas políticas ligadas à cultura Ballroom. Ainda no dia 6, no período da noite, a caravana participou do Baile da SoulRa, evento cultural de destaque na cena independente douradense, que nesta edição foi dedicado à cultura Ballroom enquanto linguagem artística e política. A presença da Caravana, composta por artistas LGBTQIAPN+, em sua maioria Femme Queens e pessoas não binárias, reafirmou o compromisso do Comitê com a valorização de expressões contra-hegemônicas, o direito à cidade e a ocupação simbólica de espaços culturais por corpos dissidentes.
No dia 7 de dezembro, no período da tarde, foi realizada uma roda de conversa formativa com mediação do Comitê de Cultura MS, representado por Luiz Claudio Dias Schueda. A atividade contou com a presença de participantes de Dourados e de outras três cidades do interior, e teve como objetivo apresentar o Programa Nacional dos Comitês de Cultura em Mato Grosso do Sul, compartilhar instrumentos de participação cidadã e acesso a políticas públicas, como os cadastros culturais, os editais de fomento e as legislações vigentes e escutar as demandas da comunidade local. A roda, que ocorreu entre 14h e 17h, configurou-se como espaço de formação cidadã, escuta ativa e articulação intermunicipal, em sintonia com os princípios da educação popular e das estratégias de participação social direta promovidas pelo PNCC. O intuito da roda também foi de ser um espaço de escuta qualificada das demandas da comunidade Ballroom, que é composta majoritariamente por juventudes periféricas, negras e LGBTQIAPN+, reafirmando o compromisso do Comitê com a interseccionalidade, a justiça social e a valorização de expressões culturais não-hegemônicas.
