Mobilização Social – Encontro de Planejamento Kuñangue Aty Guassy 2024
- Tipo da Atividade: Mobilização
- Data: 06/07/2025
- Participantes: 63
- Parceiros: Kuñangue Aty Guasu – Grande Assembleia das mulheres Kaiowá e Guarani
ANMINGA – Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade. - Local: Terra Indígena Brilhantepeguá – Aldeia Laranjeira Ñanderu – Comunidade Indígena Yvy Rapykue – Rio Brilhante/MS
No dia 06 de julho de 2024, por volta das 08h00, a equipe do Comitê de Cultura do Mato Grosso do Sul chegou ao local da atividade, Aldeia Laranjeira Ñanderu, especificamente a Comunidade Indígena Yvy Rapykue – Rio Brilhante/MS, onde já se encontravam as Conselheiras da Kuñangue Aty Guasu, responsáveis pela condução da reunião inicial, e as representantes da ANMINGA – Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade. Sendo que o evento teve como objetivo auxiliar na delimitação dos eixos centrais do planejamento da XII Grande Assembleia das Mulheres Kaiowá e Guarani, prevista para novembro de 2024 na Terra Indígena Limão Verde, em Amambai/MS. As atividades do Comitê no evento foram mediadas por Priscila Anzoategui, profissional com formação em Direito e Antropologia, cuja atuação possibilitou a articulação entre os aspectos jurídicos, culturais e sociais das pautas discutidas.
Na abertura, foi realizada a apresentação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura e do Comitê Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul, enfatizando a importância da mobilização territorializada e interseccional da política cultural. Para garantir a acessibilidade linguística e a compreensão plena dos conteúdos abordados, a apresentação foi traduzida para a língua originária Guarani Kaiowá, considerando que muitas das mulheres presentes não falam português fluentemente, possibilitando maior inclusão e participação ativa, a fim de assegurar que todas pudessem compreender e interagir com as informações transmitidas, especialmente no que diz respeito às políticas culturais e aos processos de certificação e reconhecimento das práticas indígenas. A programação foi estruturada da seguinte forma:
Assim, no período da manhã, das 08:00 às 12:00, foram realizadas as atividades de mobilização social, rodas de conversa e discussões conduzidas pelas Ñandesys, as mulheres anciãs rezadoras, cuja participação integra o eixo central das práticas espirituais e políticas da Kuñangue Aty Guasu. Seus relatos ofereceram uma perspectiva histórica e territorial das assembleias anteriores, contribuindo para a elaboração de diretrizes estruturantes da edição de 2024. Também foram discutidas as principais pautas relacionadas às mulheres indígenas, com o objetivo de identificar quais temas seriam incorporados às atividades, debates e demais programações da XII Kuñangue Aty Guasu.
No período da tarde foram realizadas atividades de Mapeamento e Assessoramento Técnico. E no período da noite aconteceram atividades socioculturais coordenadas pelo Comitê de Cultura do MS, durante a programação cultural do evento geral.
Programação Cultural do evento descrita detalhadamente na Meta 1.5.
Atividade de Assessoramento técnico descrito detalhadamente na Meta 1.11.
Os dados foram coletados por meio das listas de presença, que registraram nome, telefone e localidade (Terra Indígena de origem), possibilitando um levantamento básico das participantes.
