Mobilização Social Associação de Brigadistas Indígenas Únê Yoko Yúku
- Tipo da Atividade: Mobilização
- Data: 23 e 24/02/2025
- Participantes: 20
- Parceiros: Associação Flor e Espinho
- Local: Aldeia Limão Verde – Aquidauana/MS
Em continuidade às ações de fortalecimento institucional e assessoria técnica iniciadas em 2024 com a Brigada Indígena da Aldeia Limão Verde, o Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul realizou nova visita à comunidade nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2025. A atividade foi motivada pelo processo de mobilização social em curso e pela necessidade de dar sequência à formalização jurídica da Associação de Brigadistas Indígenas Únê Yoko Yúku (“Água e Fogo”, em Terena), fruto da construção coletiva apoiada pelo Comitê e pela OSC Flor e Espinho.
No dia 23 de fevereiro, período vespertino, foi realizada uma atividade de Mobilização Social, das 14h às 17h. Durante a tarde, foi realizada uma roda de conversa e escuta qualificada com lideranças comunitárias e integrantes da brigada indígena, com foco na mobilização social, articulação em rede e estratégias de acesso a políticas públicas. A equipe técnica do Comitê apresentou informações sobre os instrumentos disponíveis no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Programa Cultura Viva e de editais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A conversa abordou também as possibilidades de atuação articulada entre cultura, meio ambiente e segurança alimentar, a partir das demandas e vocações do território.
À noite, a programação contou com uma apresentação artística de palhaçaria com os artistas Anderson e Luis , integrantes da OSC Flor e Espinho. A intervenção sociocultural trouxe elementos de comicidade física, improviso e interação com o público, promovendo momentos de riso coletivo, acolhimento e fortalecimento de vínculos comunitários. A ação teve como objetivo valorizar as linguagens culturais acessíveis e populares, e reafirmar o compromisso do Comitê com processos de formação e mobilização cultural nos territórios indígenas.
