Pantanal Fashion Week
- Tipo da Atividade: Mobilização
- Data: 12 e 13/09/2024
- Participantes: 131
- Parceiros: Colegiado de Moda Autoral de Mato Grosso do Sul
Pantanal Fashion Week
SEBRAE
SESC Cultura
SETESC – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura - Local: Rua Doutor Temistocles, 103 – Centro, Campo Grande – MS I Ponto Bar
O Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul realizou, no dia 12 e 13 de setembro de 2024, uma ação estratégica de mobilização social e fortalecimento de redes durante o Pantanal Fashion Week, evento que se destacou como um espaço de resistência e valorização da moda autoral sul-mato-grossense. A atividade teve como principal objetivo ampliar a participação de agentes culturais nas políticas públicas, promovendo o mapeamento de segmentos culturais (por meio de formulário de inscrição) a escuta ativa e a disseminação de informações sobre programas de fomento, como a Política Nacional Cultura Viva e a Política Nacional Aldir Blanc, e sobre o cadastro no Mapa da Cultura.
O evento artístico-cultural contou com programação diversificada que incluiu desfiles, palestras, oficinas, apresentações musicais e uma exposição fotográfica voltada para a temática queer, promovendo a inclusão e a diversidade, contando com uma programação dividida em temas centrais:
Dia 11: Abertura com apresentações culturais, desfiles e atrações musicais.
Dia 12 (Tema Social): Foco em inclusão social com palestras, desfiles de marcas ligadas a PCD, LGBTQIA+, indígenas e projetos de moda.
Dia 13 (Tema Brasilidades): Celebração da moda tropical com desfiles, oficinas e encerramento musical.
Nos dias 12 e 13 de setembro de 2024, o Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul organizou ação de mobilização social e escuta no evento, tendo como foco promover a integração entre segmentos culturais, orientar sobre políticas culturais e realizar o mapeamento de atores culturais relevantes. A programação completa segue abaixo:
Dia 12/09 (Tema Social)
Dia dedicado a marcas ligadas à inclusão social, como PCD, LGBTQIAPN+, Indígenas e Projetos de Moda.
18:00 – Exposição de Marcas
18:30 – Palestra sobre Grafismo Indígena com Benilda Kadiwéu
19:15 – Palestra com Ronaldo Fraga
20:15 – Desfiles: Xuvé; Ateliê Terena + Jack Terena; Emília Leal
21:00 – Atração Musical: Bro Mc´s
22:00 – Desfiles: FNK; Kaori; Boli Boli
22:30 – Show: Louvadub
O encontro contou com a presença de, aproximadamente 131 pessoas, incluindo:
Mulheres (maioria).
Profissionais e estudantes de moda.
Representantes de comunidades quilombolas e indígenas.
Pessoas com deficiência.
Representantes governamentais e universitários.
Atividades Realizadas
Durante o evento, o Coordenador Metodológico, Anderson Carlos, apresentou os membros da equipe do Comitê de Cultura e destacou os responsáveis pelas diferentes etapas da ação. Além disso, os integrantes da equipe técnica do Comitê de Cultura detalharam as diretrizes do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC),Política Nacional Cultura Viva, Política Nacional Aldir Blanc e auxiliaram em dúvidas sobre o Cadastro no Mapa da Cultura, conduzindo dinâmicas específicas de escuta ativa e mobilização social para engajar os participantes e fortalecer as redes culturais.
As parcerias articuladas durante o evento incluem o próprio Colegiado de Moda autoral de Campo Grande – Mato Grosso do Sul, SEBRAE, SESC Cultura e SETESC – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. Pontuando que o Comitê de Cultura colaborou com a estruturação e execução do evento.
O evento reuniu 131 participantes, incluindo artistas, criadores de conteúdo, representantes de comunidades quilombolas e indígenas, profissionais da indústria criativa, pessoas com deficiência e representantes governamentais. Essa diversidade possibilitou um ambiente dinâmico de articulação e troca de experiências entre diferentes setores culturais.A composição do público foi majoritariamente feminina e contou, em grande parte, com profissionais e estudantes de moda, incluindo membros do colegiado de moda, produtores e lojistas. Também estiveram presentes representantes de secretarias governamentais e um público com predominância de ensino superior completo. A faixa etária dos participantes variou entre 19 e 50 anos, e o evento se destacou por sua representatividade e diversidade. Além dos segmentos já mencionados, houve forte presença de criadores de conteúdo cultural, artistas e profissionais da indústria criativa. Essa pluralidade reforçou o caráter inclusivo e colaborativo do encontro, valorizando diferentes expressões e agentes da cultura.
A programação incluiu palestras com especialistas, exposições e desfiles de moda voltados para a inclusão social, além de apresentações artísticas que reforçaram a diversidade e a representatividade no cenário cultural local.

