Oficina Territorial do Plano Nacional de Cultura – Seminário de Políticas Culturais
- Tipo da Atividade: Formação
- Data: 09/10/2024
- Participantes: 131
- Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo – Rua 26 de Agosto, 453 – Centro, Campo Grande – MS
2º Dia –Seminário de Políticas Culturais |
Oficina Territorial do Plano Nacional de Cultura
Responsabilidades: Comitê de CUltura MS responsável por todo o Apoio Técnico, Logístico e de Produção das Atividades, e Ministério da Cultura (MinC) e Escritório do Ministério da Cultura no Mato Grosso do Sul responsável pela metodologia das oficinas.
Importante pontuar que ambas as equipes auxiliaram na condução dos trabalhos.
9 de outubro (Quarta-feira)
8h – Credenciamento e acolhimento
9h – Apresentação do percurso Conferência Nacional de Cultura → Plano Nacional de Cultura
10h às 11h30: Diálogo sobre diagnóstico por eixo e objetivos do Plano Nacional de Cultura
11h30 – Almoço
13h30-14h: Retorno do almoço + enquete Sistema Nacional de Cultura- quais as conexões entre SNC e PNC
14h- Rodada de trabalho com resultados e metas do Plano Nacional de Cultura
1. Gestão e Participação Social
2. Fomento à Cultura
3. Formação
4. Bem viver e justiça climática
5. Economia Criativa, Trabalho, Emprego, Renda e Proteção Social
6. Cultura Digital e Direitos Digitais
7. Infraestrutura, Equipamentos e Espaços Culturais
8. Patrimônio e Memória
15h30 – Intervalo
16h- Plenária de partilha dos resultados de cada grupo e chamado para mobilização de multiplicação do Plano Nacional de Cultura
No segundo dia, destinado à Oficina Territorial do Plano Nacional de Cultura, foi coordenado pelo Ministério da Cultura (MinC) em conjunto com o Escritório do Ministério da Cultura no Mato Grosso do Sul, abordando temas de âmbito nacional. Este dia concentrou-se na construção coletiva de diagnósticos e metas para o Plano Nacional de Cultura (PNC), promovendo uma integração entre os participantes e alinhando as políticas locais às diretrizes federais, consolidando uma abordagem integrada e inclusiva para o futuro da cultura no Brasil. Assim, o Seminário de Políticas Culturais e a Oficina Territorial do Plano Nacional de Cultura é uma iniciativa do Comitê de Cultura em Mato Grosso do Sul em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e do Fórum Estadual de Cultura (FESC).
Credenciamento e Abertura:
Acolhimento dos participantes e contextualização sobre o percurso histórico da Conferência Nacional de Cultura até a construção do Plano Nacional de Cultura (PNC).
Diagnóstico Participativo:
Discussão e identificação de desafios e oportunidades das políticas culturais em grupos temáticos. Diagnósticos foram elaborados com base em eixos estruturantes, como:
Gestão e Participação Social; Fomento à Cultura; Bem Viver e Justiça Climática; Economia Criativa, Trabalho e Renda; e Infraestrutura e Patrimônio.
Nas rodadas de trabalho, os grupos foram organizados para desenvolver metas específicas para os eixos do PNC, buscando a inclusão de demandas regionais e nacionais. Após o desenvolvimentos dos trabalhos, aconteceu a Plenária de Partilha – Apresentação dos resultados e propostas desenvolvidas nos grupos de trabalho. Esse momento foi dedicado à consolidação das contribuições para o Plano Nacional de Cultura e ao chamado para a mobilização contínua dos agentes culturais.

